www.cozinhadamarcia.com.br

O bom, muito bom, dessa receita além do sabor delicado que nem preciso dizer, é que com ela aprende-se a preparar o molho para servir com o frango.  É um jeito um pouco diferente do qual estamos habituados. Normalmente quando se grelha ou assa um frango ou uma carne, aproveita-se para “lavar” a assadeira ou a frigideira com um pouco de vinho. Esfregando o fundo com uma colher de pau é possível soltar toda a gordura e os líquidos que ficaram grudados no fundo, depois é só passar por uma peneira fina e acrescentar uma colher de chá de manteiga. Fica bom. Mas não é um molho elegante. Por isso, decidi preparar o molho que acompanha o frango grelhado da receita de outro modo – sem recuperar as gorduras da assadeira ou da grelha/frigideira. O molho dessa vez é preparado com o líquido do tempero, com temperos e eu usei um pouco de água. Mas pode-se usar um pouco de vinho. A seguir explico como fazer. O sabor é leve, delicado, e sem gorduras. Os mais gulosos podem acrescentar uma ou duas colheres de sopa de creme de leite fresco ao final.

INGREDIENTES

600 g de coxa e sobrecoxa de frango desossados
Para o tempero
2 colheres de chá de sal
4 colheres de sopa de melado de cana ou de mel
3 colheres de sopa de mostarda
1 colher de sopa de pimenta-do-reino ou de um mistura de grãos quebradas com o cabo de uma faca
1 lasca de gengibre fresco
Folhas de 1 galho pequeno - 5 cm de alecrim
Suco de meio limão taiti


MODO DE PREPARO

Primeiro prepare o tempero misturando todos os imgredientes na tigela onde for deixá-los de molho. Em seguida besunte dos dois lados os pedaços do frango nesse tempero. Cubra-os com água, tampe o recipiente, deixe de molho de um dia para o outro na geladeira.
Aqueça uma frigideira de ferro por pelo menos 15 minutos. Besunte-a com um pouco de óleo de milho, ou soja. Só não use azeite.
Doure os pedaços de frango dos dois lados com a frigideira no fogo alto. Quando estiverem chamuscados como um churrasco, abaixe o fogo e cubra parcialmente com uma tampa para os pedaços cozinharem. Aperte contra o fundo da frigideira e vire-os algumas vezes.
Enquanto isso, coloque o tempero em uma panela pequena, acrescente mais sal e pimenta, se quiser junte algumas ervinhas secas com orégano. Pode colocar um pouco de vinho branco, embora eu precisa acrescentar uma ou duas colheres de sopa de vinho madeira, xerez ou vinagre de vinho branco.


Olha o truque

Para saber se a frigideira de ferro está quente o suficiente, quer dizer na temperatura certa para ser usada sem grudar a carne no fundo, molhe a mão e sacuda os dedos sobre ela. As gotas de água deverão pular dentro da panela. Se elas só evaporarem, ainda não está na temperatura correta para começar a grelhar a carne.