Gostoso e com o sabor forte da cerveja utilizada para fermentar o pão

INGREDIENTES

1 xícara de soro de leite (veja abaixo como fazer)
1 pacote – 1 colher de sopa de fermento biológico desidratado
1 / 2 colher de chá de sal
1 colher de sopa de açúcar cristal
1 xícara de farinha de centeio
1 / 2 de xícara de farinha de trigo integral
1 colher de manteiga sem sal gelada cortada em tiras finas
1 xícara de farinha de trigo refinado para polvilhar
6 nozes
2 colheres de sopa de passas brancas e pretas
1 gema
2 ou 3 colheres de sopa de leite


MODO DE PREPARO

O soro de leite tem o grau de acidez perfeito para preparar a base de um bom pão integral. A vantagem é que para obtê-lo é preciso primeiro preparar uma coalhada no estilo do Oriente Médio. Uma vez pronta a coalhada deve ser espremida em um pano de prato de tecido fino. Esse líquido é o que vai ser utilizado no pão.

Veja aqui a receita da coalhada seca.

Antes de dormir prepare a massa do pão: aqueça o soro do leite no micro-ondas por 30 segundos, junte os secos. Misture bem com o auxílio de uma espátula. Deixe essa massa crescer no forno ou no forno de micro-ondas.

No dia seguinte, trabalhe a massa sobre uma tábua polvilhada com farinha de trigo refinada que a partir dessa estapa vai ser usada para manter na tábua bem polvilhada e não deixa a massa grudar sobre a sua superfície. Puxe e estique a massa por aproximadamente cinco minutos, em seguida espalhe metade dos palitos de manteiga sobre a massa aberta. Feche-a e trabalhe bastante. Incorpore o resto da manteiga da mesma maneira.

Corte as nozes em quatro partes, acrescente-os à massa. Trabalhe a massa algumas vezes e junte as passas. Faça uma bola com a massa, coloque-a para crescer em um tabuleiro. Quando dobrar de volume pincele com a gema misturada com o leite. Dê dois talhos grandes na diagonal.

Veja aqui a foto do pão no forno

Asse no forno, previamente aquecido, por aproximadamente uma hora e meia, até dourar.


Fotos

  • Foto