INGREDIENTES

1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 1/2 xícara de fubá
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
1/3 de xícara de óleo de milho
1 xícara de iogurte desnatado
1 ovo
1 xícara de água mineral
1 cubo de fermento biológico fresco
Aproximadamente 2 xícaras de farinha de trigo extra


MODO DE PREPARO

Misture em uma tigela grande todos os ingredientes secos. Desmanche o ovo no iogurte. Em outra tigela dissolva o fermento na água morna, polvilhe com uma colher de chá de farinha e outra de açúcar. O fermento vai formar uma espuma em toda a superfície e dobrar de volume.

Misture o iogurte com o óleo de milho e acrescente à farinha. Faça o mesmo com o fermento. Misture com uma espátula ou colher de pau. Aos poucos acrescente meia xícara de farinha de trigo por vez à massa, assim que ela soltar da tigela e ainda bem molenga, coloque-a em uma outra tigela levemente untada com óleo. Feche o recipiente com filme plástico e deixe crescer por aproximadamente uma hora e meia, até dobrar o volume.

Trabalhe a massa, abra e feche algumas vezes com um pouco mais de farinha, apenas para não grudar a mão. Divida a massa em duas formas retangulares untadas com óleo e polvilhadas com farinha de trigo. Deixe a massa crescer até dobrar de volume. Asse em forno pré-aquecido bem quente até o pão começar a dourar e soltar um pouco das laterais da forma.


Fotos

  • Foto