Esse pãozinho pode ser preparado com diferentes sabores: com azeitonas e alecrim ou tomates secos e bacon. A farinha pode ser misturada com outras farinhas, sempre mantendo metade da medida de farinha de trigo comum ou especial e a outra metade pode ser trigo integral, fubá, centeio. Utilize manteiga e não margarina para um melhor resultado. Preparei com margarina e ficou uma massa pesada. A textura do pão ficou melhor com a manteiga. Não é uma regra, mas em alguns casos a margarina funciona melhor e em outros a manteiga.

INGREDIENTES

1 xícara de farinha de trigo
ou 1/2 xícara de farinha de trigo e 1 / 2 de farinha de trigo integral
1 colher de chá de açúcar
1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de fermento em pó
1/2 de colher de chá de sal
4 colheres de sopa de manteiga
1/4 de xícara de creme azedo
1/2 xícara de tomates sem pele e sementes, de azeitonas ou tomates secos
1 colher de sopa de manjericão, alecrim ou bacon picadinho e torrado


MODO DE PREPARO

Aqueça o forno bem quente. Em uma tigela misture a farinha, o açúcar, o sal e o fermento (o açúcar ajuda o fermento a crescer).Acrescente a manteiga, misture até obter uma farinha grossa. Acrescente o creme, os tomates e o manjericão. Trabalhe um pouco a massa, esticando-a com a área da palma da mão próxima ao pulso, por três ou quatro vezes em direções diferentes e a enrole novamente. Se a massa ficar muito mole, acrescente mais farinha até ser possível abrir com um rolo. Se estiver muito seca molhe com um pouco de água.

Abra a massa sobre uma superfície polvilhada com farinha de trigo. Para formar pãezinhos altos corte círculos com quatro centímetros de diâmetro e dois centímetros de altura. Utilize um cortador de metal ou um copo com as bordas untadas de óleo. Asse em um tabuleiro untado e polvilhado com farinha.


Fotos

  • Foto