INGREDIENTES

1 pacote (1 colher de sopa) de fermento biológico desidratado
2 colheres de sopa de melado de cana
1 colher de chá de açúcar branco
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 1/4 xícara de água
1/4 de xícara de azeite
1/2 colher de sopa de sal
3 a 4 xícaras de farinha de trigo
1 gema


MODO DE PREPARO

A quantidade de farinha pode variar de acordo com o fabricante, uma vez que os fornecedores de matéria prima, no caso o trigo podem estar em qualquer parte do Terra.

Misture a água morna com o melaço, o açúcar, 2 colheres de sopa de farinha e o fermento. Quando dobrar de volume acrescente o azeite, 2 e meia xícaras de farinha e o sal. Misture até obter uma massa molenga e aos poucos, se precisar, junte mais farinha. A massa deve ficar bem elástica.

Coloque em uma tigela ligeiramente untada e deixe crescer até dobrar de volume, aproximadamente 1 hora. Em seguida sove a massa sobre uma superfície polvilhada com pouca farinha, umas seis ou sete vezes. Faça um cilindro e coloque em uma forma redonda com furo no meio ? como as usadas para assar panetone.

Pincele a superfície da massa de pão com a gema dissolvida em duas colheres de sopa de água. Em seguida, faça alguns cortes cruzados, em x, sobre o pão.
A massa deve dobrar de tamanho, se possível crescer um pouco mais que a altura da fôrma. Asse em no forno médio pré-aquecido até dourar.

Para saber se um pão está assado dê uns tapinhas, se o barulho for oco, está assado.