A vers

INGREDIENTES

40 minutos
4 xícaras de farinha de trigo
1/2 colher de chá de açúcar
2 colheres de chá de fermento biológico desidratado
1 2/3 de xícara de água morna
1/8 de xícara ( 20 ml) de azeite extra virgem


MODO DE PREPARO

Desmanche o fermento com o açúcar em uma colher de sopa de água morna. Deixe crescer enquanto mistura a água com o sal. Meça a farinha em uma tigela grande e alta. Faça uma cova no centro e acrescente o azeite, e a mistura de fermento, a essa altura deve estar espumando e dando sinais de que o fermento está ativo. Caso contrário, troque o fermento.

Comece a trabalhar a massa, misturando a farinha aos demais ingredientes e coloque aos poucos a água. Misture até obter uma massa elástica.

Sove a massa abrindo-a em diferentes direções, com o auxílio de um rolo, três a quatro vezes bastam. Se a massa parecer um pouco seca unte as mãos com um pouco de azeite e trabalhe rapidamente a bola de massa.

Coloque a massa numa tigela untada com azeite, cubra com um pano umido. Deixe crescer até dobrar de volume. Dê uns beliscões na massa para soltar o ar acumulado durante o crescimento. Estique com o rolo do tamanho da fôrma que vai ser utilizada, ou quase e coloque na fôrma untada de azeite. Descanse as fôrmas cobertas com um pano úmido por mais meia hora. Enquanto isso ligue o forno em temperatura alta, 240o C.
Antes de cobrir a massa com queijo ou com o recheio de sua preferência, aperte-a um pouco para desinchar.


Fotos

  • Foto