www.cozinhadamarcia.com.br

Aperitivo sem fritura — isso mesmo, com sabor que utiliza dois do ingredientes mais tradicionais da cozinha brasileira de maneira renovada

INGREDIENTES

20 unidades
Para a carne seca
150 g de carne-seca
1 cebola
Suco de 1/2 laranja- -pera
Sal
Para a bolinha de aipim
500 g de aipim (mandioca)
1/4 de pimentão vermelho
Sal
Pimenta-rosa em grão
1/2 xícara de creme de leite
1 colher (sopa) de salsa e
Cebolinha picadinha
1 colher (sopa) de azeite


MODO DE PREPARO

Na véspera, deixe de molho a carne-seca e troque a água algumas vezes. No dia seguinte, cozinhe a carne-seca na água fervente; repita essa fervura, até a gordura derreter, mais uma ou duas vezes.
Descasque a cebola e corte em fatias finas no sentido do comprimento. Cozinhe a cebola em uma frigideira com o fogo bem baixinho, até começar a dourar. Acrescente o suco de laranja e misture. O suco vai evaporar e o açúcar da fruta vai ajudar no sabor e na cor da cebola. Acrescente a carne-seca desfiada em pedaços pequenos e tempere com sal a gosto. Cozinhe o aipim descascado apenas coberto com água e uma pitada de sal. Escorra. Amasse os pedaços com um garfo ou no processador de alimentos – neste caso, utilize a tecla pulsar, pois não é para obter um purê muito cremoso. Acrescente o pimentão cortado em pedaços bem pequenos, a salsa, a cebolinha, os grãos de pimenta-rosa esmagados em um pilão e sal a gosto.
Por último, até conseguir enrolar a massa em bolinhas, vá adicionando, alternadamente, um pouco de azeite e um pouco de creme de leite – nem sempre será preciso utilizar toda a quantidade de creme e de azeite indicada na receita.
Sirva pequenas porções de carne-seca acebolada com as bolinhas de aipim em um prato pequeno.

A foto é do Tadeu Brunelli e a receita é do meu livro Brigadeiro e bolinhas. < href=https://cozinhadamarcia.uol.com.br/receita/receitas-para-festas-e-casamentos target=_blank>Clique para saber mais.


Fotos

  • Foto