www.cozinhadamarcia.com.br

Imprensa de sete países iniciaram o ano produzindo matérias sobre o setor. A Rádio Internacional da China esteve na Serra visitando produtores

O interesse dos veículos de comunicação internacionais pelo setor vitivinícola brasileiro iniciou 2014 em alta. Durante o mês de janeiro, o projeto Wines of Brasil, recebeu contatos de jornalistas estrangeiros originários da Itália, Canadá, Bélgica, Áustria, Alemanha, França e China solicitando informações a respeito da produção nacional para publicação de reportagens. Aliás, da república oriental, além da solicitação por dados por um programa especializado em vinhos do Canal Internacional de Xangai (CIS), marcou presença na Serra gaúcha uma equipe de correspondentes da Rádio Internacional da China, que passou quatro dias na região. O Wines of Brasil é um projeto do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), realizado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para promoção dos vinhos brasileiros no Exterior.

O interesse chinês na divulgação da produção brasileira de vinho vem ao encontro do posicionamento do Ibravin, conforme a gerente do Wines of Brasil, Roberta Baggio Pedreira. “A China é um dos cinco mercados alvo do projeto e apresenta muitas oportunidades para crescimento nas exportações. Em 2013, ficou entre os 10 maiores importadores de vinho do Brasil. No cenário mundial é o mercado com crescimento mais rápido e está entre os cinco maiores consumidores de vinho importado”, explica a executiva.

Conforme Roberta, para a bebida brasileira se tornar uma opção de compra dos consumidores chineses, é muito importante que eles identifiquem o país como produtor de vinho e também tenham noção da qualidade dos produtos nacionais. A correspondente chefe da Rádio Internacional da China, Vila Zeng, e o cinegrafista e fotógrafo, Yun Zeng, foram recebidos pelo Ibravin para coleta de dados sobre a cadeia produtiva brasileira e visitaram as vinícolas Aurora, Salton, Lídio Carraro, Miolo, Valduga e Perini que já possuem relações comerciais com aquele país. Os jornalistas captaram material em áudio e vídeo, que será veiculado em chinês e também em português pela internet e por rádio.

A Rádio Internacional da China é a mais antiga e a mais prestigiada emissora daquele país. É um veículo estatal que transmite uma programação regular para a população chinesa e para residentes internacionais com programas em 61 idiomas.

Na foto: equipe da Rádio Internacional da China visitou seis vinícolas da Serra Gaúcha para captação de material em áudio e vídeo.

Foto: Martha Caus/Ibravin